HISTÓRICO DA LINHA: Em 1616, quando Francisco Caldeira Castelo
Branco aportou em Belém, já lá encontrou comerciantes batavos
e ingleses. Com a cidade já estabelecida, açorianos também ali se
instalaram e com isso outros núcleos foram surgindo, como Souza
do Caeté, a futura Bragança. Para prover o abastecimento da região,
já existia a cidade de São Luiz, no Maranhão, mas as comunicações
por mar, por terra e por via fluvial eram difíceis. Ao longo do
caminho, formaram-se pequenos povoados, como Castanhal, Igarapé-Açu,
Timboteua e Capanema. Somente no último quarto do século 19 é que
o Governo Provincial resolveu-se pela construção de uma estrada
de ferro na região, quando esta já tinha produção agrícola razoável,
mas uma imensa dificuldade de escoamento. A ferrovia deveria ligar
Belem a São Luiz. Em 1870 já havia negociações nesse sentido.
Após várias demoras e desistências, a obra começou em meados
de 1883. Em 9 de novembro de 1884 foi inaugurado o trecho inicial
até a colônia de Benevides e em 1885, a Apeú. O trecho seguinte
até Jambu-Açu, a 105 km de Belém, foi completado em 1897. Até 1907,
a ferrovia avançou mais 31 km e em 1908 chegou a Bragança, seu objetivo
mais importante: a essa altura, São Luiz era já um sonho numa estrada
que não atingia 300 km de extensão. A ferrovia, sempre deficitária,
tentou-se arrendar em 1900, mas, como o desenvolvimento na região
por ela percorrida compensava os prejuízos, resolveu-se por um empréstimo
externo no valor de 650 mil libras esterlinas. Finalmente, em 1923,
a ferrovia foi repassada para a União e o Estado tornou-se seu arrendatário
até 1936. A partir daí, passou de vez para administração federal.
No inicio dos anos 1960, em péssimas condições de operação, fechou
de vez.
AS ESTAÇÕES
ABAIXO RELACIONADAS ESTÃO BASEADAS NO GUIA GERAL DAS ESTRADAS
DE FERRO DO BRASIL DE 1960
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